domingo, 1 de novembro de 2009

LEMBRANDO SEMPRE DELES

Amanhece o dia e em minha janela o cantar dos pássaros me avisam que um novo dia esta começando.O céu está um pouco escuro.O dia ao que tudo indica será silencioso.Amanhã, segunda-feira, comemora -se o DIA DE FINADOS ,quando os que faleceram serão reverenciados. Poderia ilustrar esse texto com as imagens de costume mas prefiro os balões dançando pelo céu.
A verdade é que ao nascermos começamos alí a morrer.Mas poucos de dão conta desse fatoPoucos se preparam para esse dia.Na realidade , ninguém deseja que esse dia chegue.
o fim de um ciclo pode chegar de diversas maneiras.Mas a que mechoca, me incomoda, são as crianças que mal nascem e já começam a morrer. A mortalidade infantik no Brasil ainda é alta Antes da queda expressiva morriam 45,3 de cada mil nascidos vivos.Hoje esse número caiu para 28,3. Apesar da queda expressiva os números são assustadores se comparados com as crianças europeias.Lá a taxa é de 5 mortes para mil nascidas vivas. Temos que mudar esse quadro .Afinal , vc ja pensou o que é nascer e em seguida morrer em função do descaso, da falta de atenção?
Muitos farão suas visitas aos locais onde estão descansando aqueles que de uma forma ou de outra fizeram parte de suas vidas. O movimento costuma ser intenso, apesar de nos últimos anos a frequência ter caído acentuadamente..Mas poucos sabem que foi no século V que a igreja passou a consagrar um dia ;que a escolha da data ocorre por causa do DIA DE TODOS OS SANTOS - 1º de novembro-, porque os religiosos acreditavam que todas as pessoas ao morrerem , entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados.
A homenagem aos mortos segue orientação do catolicismo e os papas que exigiram tal celebração foram SILVESTRE II, JOÃO XVII e LEÃO IX.
As homenagens são diferentes em cada país.Enuando no Brasil as pessoas expressam sua dor e tristeza, no México, ai invés da tristeza, os mortos são homenageados com grandes festas.
Fatos ou boato, geralmente em finados o dia fica nublado ou chuvoso.As crenças populares dizem que isso ocorre porque as lágrimas das pessoas são derramadas do céu. Da minha parte posso constatar que em Lucélia, quando garoto, a chuva caia em todo dia de finados.
Quem fez parte da minha vida e senti de alguma forma carinho e amor , guardo as sempre comigo nas boas lembranças, nos momentos de alegria e até de tristeza.É evidente que comemorar a ausência causa certa dor em algumas pessoas. Procuro tê-las como seres que foram luz em minha vida para não ter que sofrer novamente pela ausência.Comemoro a presença.Esqueço a sua viagem.
Que os balões continuem a voar coloridos e cheios de vida.Que a vida continue a propiciar sabedoria para que a vida se prolongue com qualidade de vida.
Ao Rodrigo que se foi antes da hora e me deixou saudades e muitas lágrimas solitárias, o meu amor eterno.A minha mãe que me deu a vida, que ela esteja em um desses balões acompanhando meu irmão que era fã da vida e adorava aventuras.Que la do alto o sr.Irte possa observar a paisagem verde, o café em expansão e seus filhos que de tanto amor que lhes foi dado,tem de sobra para dividir com aqueles que precisam.
Do amor surge a vida . E com amor celebramos a ausência daqueles que partiram.

Um comentário:

  1. Oi amigo,
    estou gostando muito dos seus textos. Esse está lindo e me fez refletir o que meu pai estaria fazendo. Tenho certeza de que o meu e o seu estariam no mesmo balão e batendo aqueles papos dos quais eles gostavam tanto.
    Fico triste nesse dia desde o ano passado, mas tenho uma alegria nesse mesmo dia, porque minha filha mais velha aniversaria. Amanhã ela fará 31 anos e estaremos em festa, mas tendo a certeza de que meu pai estará lá conosco.
    Bjs

    ResponderExcluir